domingo, 30 de outubro de 2011

TRABALHO DE HISTÓRIA

      Queridos alunos,

       Postei no blog vários vídeos e textos que os ajudarão a elaborarem seus trabalhos sobre IMIGRAÇÃO NO BRASIL.
      Bom trabalho!
Professora: Eliane Silva Oliveira  

HERANÇA DOS IMIGRANTES PARA O BRASIL

Herança dos imigrantes

De influência italiana notamos: as festas de igreja, comilança de Natal, presépios, massas como macarronada e pizzas, vinhos gaúchos, figas, capelinhas e cruzeiros à beira das estradas, procissões, ex-votos, etc.

Herdamos dos japoneses várias coisas como : artes maciais (judô, taicondo, karatê, jiu-jitsu), ou comer peixe cru com "palitinhos". O yoga também veio do Japão. O Sakê é uma bebida alcoólica.
Muitos quadros nossos têm influências japonesas. Existem esculturas de gatos brancos com o olho bem redondo que dá sorte.
JANKENPON (o nosso jokempo) é uma brincadeira tradicional japonesa que é usada para decidir a ordem do jogadores ou ganhadores (GU significa "pedra", CHOKI "tesoura" PA "papel")
ORIGAMI E KIRIGAMI: em japonês, gami significa papel, kiri e ori significam cortar e dobrar, respectivamente. Essas duas tradicionais artes orientais produzem as mais variadas figuras, como flores, animais, imagens geométricas e decorativas em geral, a partir de cortes e dobraduras minuciosos em simples folhas de papel. São usadas no Japão há séculos para enfeitar altares dos templos. Rica em detalhes, a arte do origami e kirigami, amplamente difundida em todo o mundo, requer paciência, precisão e concentração. Sua prática tem sido recomendada também para fins terapêuticos.

Com os alemães aprendemos a comer e beber: cerveja, carne salgada, porco, batata, salsicha, bock e cucas. Com esse povo aprendemos a dar ovos de Páscoa, descobrimos que o Papai Noel é chamado de São Nicolau por eles, começamos a usar o pinheirinho de Natal para enfeitar a casa, e a fazer uma festa da cerveja chamada Oktoberfest. Este povo nos trouxe as danças: valsa e xote. O esporte que os alemães trouxeram para o Brasil foi a bocha.

Dos poloneses, herdamos a culinária: sonhos que são recheados com geléia de frutas na Polônia e aqui no Brasil o recheio foi substituído por creme.

Dos ucranianos, herdamos também costumes - A arte de colorir ovos (PÊSSANKA) que representa, para quem os recebe, vida nova, tem como suporte ovos de galinha, usa desenhos geométricos, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia. Dança - Polka (muito popular na Ucrânia comparada às nossas quadrilhas juninas).

O frevo foi herdado da cultura russa: o início dos contatos da Rússia com o Brasil remonta ao início do século 19. O primeiro contato registrado pela História aconteceu em 1804 durante a primeira expedição russa de volta ao mundo. Conta a lenda, que a tripulação foi convidada para uma festa naquele porto e, durante a mesma, os marinheiros russos fizeram uma demonstração de passos de suas danças folclóricas. Os anfitriões, impressionados, gostaram e passaram a imitar esses passos introduzindo-os no folclore local, dando origem ao famoso "frevo".

A cultura libanesa: música - influência no samba, instrumento de percussão "adufe" deu origem a um tipo de batida de samba.
Danças - dança do véu.
Culinária - entre as inúmeras iguarias da cozinha árabe, duas podem ser encontradas em qualquer lugar do brasil: o kibe e a esfiha.
Os Espanhóis deixaram para nós, como herança cultural, a tourada, danças como a dança do ventre, flamenco, sapateado. A maneira de se vestir está presente na vestimenta do gaúcho. Também há influência espanhola na alimentação dos gaúchos pelo fato de eles terem a carne como base alimentar.

Os portugueses trouxeram a religião católica para o Brasil com a intenção de converter os índios. Mais tarde, também ensinaram a religião aos escravos negros.
A dança pau-de-fita é de origem portuguesa, sendo uma dança típica de festa junina.
Os portugueses trouxeram todas as festas religiosa como o Natal, Festa junina e Folia de Reis. O carnaval brasileiro foi iniciado pelos portugueses com o nome de entrudo, era uma brincadeira de rua.
Nós usamos a Língua Portuguesa com alterações de sotaque e de algumas palavras.
Na alimentação, a Influência Portuguesa aparece com a chegada das famílias e de suas senhoras que trazem novas receitas, louças e impõem toques de requintes nas mesas mineiras. Exemplo: Pão de Queijo, Lombo de Porco, Frango com Quiabo. Os tropeiros trouxeram feijão tropeiro, barreado, arroz, peixada, bacalhoada, vinhos, pastel de santa clara, salada, fios de ovos e outros.
Os principais hábitos são: morar em casas, ler livros e escrever, usar talheres, se vestir e calçar sapatos, dormir em camas, usar medidas como graus centígrados, metros e quilos.
Culinária: sopas, cozidos, mingaus, caldo verde, bebidas destiladas, cuscuz. Hábito de beber sucos. Pratos à base de arroz ; frango assado; feijoada e laranja; o famoso bacalhau. Folclore: lobisomem, mula-sem-cabeça, sereia, saci e bruxa.

cap I - 100 anos da Imigração Japonesa

Navegantes: Imigração italiana e Eslava

cap II - 100 anos da Imigração Japonesa

cap III - 100 anos da Imigração Japonesa

cap IV - 100 anos da Imigração Japonesa

130 anos de imigração libanesa no Brasil